quinta-feira, 10 de março de 2011

Locomotiva ALCO RSD-12 # 7154-4F RFFSA fase I - "Jumbão"





As 10 unidades da locomotiva ALCO RSD-12 que rodavam na RFFSA foram compradas pela CSN - Companhia Siderúrgica Nacional, para suprir a necessidade de locomotivas mais potentes. A CSN cedeu as 10 locomotivas para a RFFSA em troca de transportes de seus produtos.









Estas locomotivas já chegaram ao Brasil com as cores do 1o. padrão de pintura da RFFSA e foram lotadas no Horto Florestal em Belo Horizonte, pois eram as únicas locomotivas de grande potência com gabarito que permitisse passar pelos túneis antigos da Central do Brasil.







Este modelo em HO é muito semelhante ao protótipo, visto que existem algumas alterações que foram feitas nas RSD-12 adquiridas no Canadá de fabricação da MLW - Montreal Locomotive Works, uma subsidiária da ALCO, que distingue as nossas RSD-12 das Norte-Americanas.










Entre essas mudanças destacam-se o sistema de ventilação maior para evitar o superaquecimento que ocorria com as outras locomotivas da ALCO que rodavam no Brasil, entre elas a S-1, RS-1 e FA-1.








4 comentários:

  1. Ainda sobrou alguma? Ou já virou sucata?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Infelizmente não tenho essa informação com precisão para lhe passar, mas creio que em condições de uso realmente não exista mais nenhuma. No Horto em MG há várias locomotivas sob a ação do tempo, pode ser que alguma esteja lá.

    ResponderExcluir
  3. Putz, eram máquinas tão bonitas e imponentes,não cabe na cabeça de ninguém decisões como a de mandar todas essas máquinas para filas de morte ou o abandono em pátios. Pretendo montar uma matéria no meu portal sobre as RSD-12, o minasstrains.blogspot.com. Siga lá e obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente há decisões baseadas apenas em lucros...
      Vou acompanhar seu blog e essa matéria sobre as RSD12, até porque estou inciando a modelagem de mais uma dessas em HO.

      Excluir