segunda-feira, 7 de março de 2011

Locomotiva EMD SD40-2 #5218-6 MRS

Mais uma locomotiva da MRS, a EMD SD40-2 #5218-6 foi uma das 10 SD40-2 que receberam o 2º. padrão de pintura da RFFSA, cinza e amarelo e rebatizada como "Guaratinguetá", de um total de 36 locomotiva SD40-2 adquiridas pela RFFSA em 1979/80. 



Estas locomotiva foram fabricadas na Espanha pela Material y Construcciónes, S.A. - MACOSA, por esse motivas rapidamente foram apelidas de MACOSAS. 





Na MRS estas locomotivas foram muito utilizadas como helpers na década de 90, quando os trens padrão de minério para exportação sofriam muito na subida da Serra de Barra do Piraí-RJ,   causando grande desgaste nos engates que chagavam até a se romper. Assim as Macosas eram utilizada no final dos trens evitando o desgaste excessivo dos engates. 







Eram colocadas uma SD40-2 na frente do trem e duas SD40-2 no final, pois eram equipadas com rádio. A medida que outras locomotivas receberam equipamentos de rádio as Macosas puderam ser utilizadas no final dos trens em triplex e chegando próximo ao pátio de Humberto Antunes podiam ser desengatadas do trem ainda em movimento.




As SD40-2 são locomotivas muito bonitas e não podem faltar na maquete do ferromodelista que admira belos modelos e principalmente aquelas locomotivas que foram de fundamental importância nos transportes ferroviários não só no Brasil mas em outros países. Para quem modela RFFSA e MRS sua presença é obrigtória no pátio de tração da maquete.
  






Esta SD40-2 é uma Bachmann que foi encomendada pelo amigo Luiz Aurélio Cecílio do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário