Modelo de alta potência para o mercado norte-americano eram destacadas principalmente para o transporte de carvão e carga geral.
SD40, o 645 turbo-alimentado, mas o peso foi elevado para 180 toneladas.
A Estrada de Ferro Carajás - EFC, foi projetada e construída para utilização de locomotivas de grande porte, de até 30 toneladas por eixo. No início de suas atividades encomendou locomotivas C30-7 da GE e SD40-2 da GM. As 10 primeiras SD40-2 que chegaram à EFC foram produzidas em Araraquara/SP na Villares sob licença da EMD. Posteriormente a Villares entregou novo lote com dezenove unidades da SD40-2 à EFC, produzidas sem nenhuma alteração no projeto, portanto, idênticas às SD40-2 norte-americanas.
Antes da pintura bege e marron, as SD40-2 rodavam no 1º padrão de pintura da EFC baseado na pintura da EFVM/CVRD, marron e branco...
Atualmente, com o controle da VALE, as SD40-2 da EFC começam a receber a pintura no padrão da VALE quando passam por reforma.
Para este trabalho foi utilizado um modelo em escala "ho" SD40-2 da Athearn
Veja mais detalhes sobre esse trabalho acessando: Ferromodelismo: Locomotiva EMD SD40-2 #403 E. F. Carajás
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