sexta-feira, 3 de maio de 2013

RDC Budd Expresso da Mantiqueira -"Litorina"





As "Litorinas" Budd RDC (Rail Diesel Car) foram desenvolvidas com dois motores diesel que movimentavam um truck cada, através de transmissão hidráulica.

Um vantagem dos RDC era poderem trafegar sozinhos ou em conjunto, formando trens maiores. Dessa forma, várias ferrovias Norte-Americanas e Canadenses adquiriam os RDC empregando-os para trens de longa distância ou para subúrbio.

No Brasil tivemos também algumas unidades dos RDC em ferrovias diversas. A EFCB - Estrada de Ferro central do Brasil, teve os modelos RDC-1, RDC-2 e RDC-3.

Com a criação da Rede Ferroviária federal S/A, RFFSA, os RDC Budd continuaram circulando por um tempo, e durante o governo de Itamar Franco, os RDC do Expresso da Mantiqueira receberam nova pintura, revitalizada.

O presidente da república, Itamar Franco, embarcou no RDC Budd da RFFSA do Expresso da Mantiqueira na estação Juiz de Fora rumo à estação de Nova Era para realizar a inauguração do Colégio Militar.






Entre os ferromodelistas os RDC Budd gozam de boa reputação e não são poucos os que possuem ao menos um modelo em 'ho' em sua frota de material rodante.

Neste trabalho utilizaremos um modelo da Athearn em escala "ho", originalmente decorado como "Baltimore and Ohio".

Esta é uma encomenda do amigo Ednardo Mendes, mais um ferromodelista apaixonado pelos RDC Budd da RFFSA










Veja mais sobre esse trabalho em um passo-a-passo no fórum:
ferromodelismo.maisforum.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário