sexta-feira, 31 de maio de 2013

locomotiva English Electric da RFFSA / E.F. Santos à Jundiaí


Conhecida por English Elétrica, a EE' locomotiva elétrica foi produzida pela English Electric (EE) para a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (EFSJ) em 1949, durante o processo de eletrificação das linhas da EFSJ. Quinze locomotivas foram encomendas, tendo entrado em operação em 1949/50. A 16º locomotiva foi montada com peças sobressalentes apenas em 1955.

"English Electric (EE) foi um fabricante industrial britânico. Fundada em 1918, ele inicialmente era especializado em motores elétricos e transformadores. Suas atividades se expandiram para incluir equipamentos e locomotivas de tração ferroviária, turbinas a vapor, electrônica de consumo, mísseis guiados, aviões e computadores."

fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/English_Electric

A companhia britânica São Paulo Railway Company era responsável pela operação ferroviária entre o litoral paulista e a cidade de Jundiaí-SP.
Em 1946 a São Paulo Railway foi encampada pelo governo brasileiro ao final da concessão dada aos ingleses para explorar a rota. No ano de 1948 o nome da companhia foi alterado para Estrada de Ferro Santos a Jundiaí. Em 1957 ocorreu a incorporação da EFSJ para a Rede Ferroviária federal - RFFSA, sendo uma das 18 ferrovias que formaram a RFFSA.


A partir de duas carcaças da FA-1 da Frateschi, um ferromodelista de São Paulo fez a sua "English Eletric"
e a enviou para que eu a pintasse. esse trabalho foi realizada no início de 2012.








2 comentários:

  1. me lembro de ter visto essa maquina, pimentinha, encostada em Curitiba, ao lado da rodo-ferroviaria, mas, nao sei se ela ainda está la..., se ela já nao foi para p massarico :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa lembrança pra quem viu de perto ou viajou em trens tracionados por ela.

      Excluir