terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Locomotiva RS-3 da ALCo #7119 RFFSA


Locomotiva RS-3 da ALCo, fabricada pela American Locomotive Company nos EUA, foram compradas pela EFCB - Central do Brasil, em 1952, e depois transferidas para a RFFSA - Rede ferroviária federal S/A.

Essas valentes locomotivas desenvolviam 1500hp de potência com o motor Diesel-Elétrico ALCo 244 sendo responsáveis pelo transporte de trens de carga e passageiros em ambas ferrovias, EFCB e RFFSA. Atualmente a CPTM  utiliza seis dessas locomotivas em São Paulo, e no Rio de Janeiro a Supervia também possui locomotivas RS-3 da época da EFCB.



Procurando por fotos das RS-3 da RFFSA encontramos diversos diferenças de pinturas e até mesmo de configuração de faróis. De acordo com ex-funcionários da Rede Ferroviária Federal dependendo da oficina onde a locomotiva estivesse lotada, alguns detalhes de pintura e montagem dos faróis divergiam.


Encontramos versões com farol de foco duplo em duas posições, horizontal e vertical. A pintura do piloto também pode ser totalmente preto, preto com um "V" invertido em amarelo ou vermelho com faixas amarelas em diagonal. Os handrails também podem ser vermelhos ou pretos.

Escolhemos a RS-3 #7119 para este trabalho


Mais uma vez o modelo em escala "ho" utilizado é da Atlas séria Classic.
















Veja detalhes do passo-a-passo deste trabalho acessando: RS-3 #7119 RFFSA fase 1 - Leonidas
 (  http://ferromodelismo.maisforum.com/t33-rs-3-7119-rffsa-fase-1-leonidas#72  )