segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Carros "Ave Maria" da Fepasa

Os carros de passageiros dos trens da Fepasa foram o meio de transporte de muitas pessoas ao longo de anos. Com a criação da Fepasa os carros de passageiros do "Trem Azul" da extinta Cia paulista - CPEF, passaram para a administração da Fepasa e receberam pequenas mudanças na pintura. Posteriormente os carros receberam um novo padrão de pintura que ficou conhecido como "Ave Maria".

No meio do ferromodelismo é comum encontrarmos entusiastas da Fepasa que possuem ou desejam possuir esses modelos em "ho" em suas maquetes.

Para mim uma composição bastante atraente seria formada por uma locomotiva V8 no 2º padrão de pintura da Fepasa, vermelha, tracionando os carros "Ave Maria" e de quebra um carro ainda no padrão anterior, azul. Assista este vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=vj80Sg0w6pM

Não consegui muitas fotos dos carros "Ave Maria", e por isso tomo a liberdade de publicar uma imagem com fotos de autoria de Marcio Hipolito - supertrens@uol.com.br, publicado no site Centro-Oeste:  http://vfco.brazilia.jor.br/ferreomodelos/dossies-do-Marcio-Supertrens/vagao-de-de-passageiros-Fepasa-Ave-Maria.shtml



Logo no início da minha viagem pelo ferromodelismo adquiri uma locomotiva V8 vermelha da Fepasa, produzida pela Frateschi, e depois de um tempo comprei carros de passageiros sem pintura para fazer os "Ave Maria". Com o passar do tempo acabei por vender os primeiros carros que pintei, depois ainda pintei mais um lote para um amigo do interior de São Paulo. Nada disso foi registrado em fotos, mas há alguns meses realizei o trabalho de pintura de alguns carros "Ave Maria" para um amigo integrante da ANPF.

Eis aqui o resultado desse trabalho:
























domingo, 16 de dezembro de 2012

SD18 5016-7 RFFSA fase 2

Essa locomotiva é quase um mito para das ferrovias, e certamente um grande número de ferromodelistas desejam ter um modelo desse rodando em suas maquetes.



Já faz algum tempo que fiz essa pintura da SD18, na época estava com muitas encomendas e demorei pra finalizar esse modelo, pois queria deixá-lo bem caracterizado como a "5016" que na época rodava na MRS.
Quando estava quase pronta, o cliente e amigo Castrezana pediu a locomotiva para poder levá-la para mostrar para alguns funcionários da MRS que faziam um curso, do qual ele participava.
















Ele acabou levando a locomotiva sem estar totalmente pronta, e foram colocados alguns detalhamentos sem pintura.


Essas fotos foram feitas pelo Guilherme Castrezana na maquete da casa deles, e cedidas para mim para eu poder divulgar esse trabalho.
Gostaria de pegar essa locomotiva novamente e finalizar os detalhes, mas acredito que ela não saia mais de lá... rsrsrsrs.