terça-feira, 31 de julho de 2012

G12 FCA #4132 - "Rota da Bauxita"

A Ferrovia Centro Atlântica -FCA, é uma Ferrovia apreciada por muitos ferromodelistas. Em minhas pesquisas sobre a "Rota da Bauxita" conheci um pouco mais da FCA, responsável pelo transporte do minério desde Camargos, em Belo Horizonte/MG até o estado do Rio onde é feito o transbordo para carregamento em vagões da MRS.

A G12, valente locomotiva, que em triplex tracionou os pesados trens de Bauxita da FCA por muito tempo ficou  gravada na memória, e mesmo ainda não tendo minha própria maquete para retratar o trecho onde circulavam os trens de Bauxita, decidi pintar uma G.12 Cabine "Espartana" da RFFSA nas cores do 1º padrão de pintura da FCA.

Fotos de diferentes etapas do processo de pintura, realizado em meados de maio de 2012.









Baseado em fotos do protótipo, a G12 #4132 da FCA, o modelo em escala ho da Frateshi foi pintado e envelhecido "mesmo"! Do jeito que eu gosto, até porque essa foi feita para minha coleção.









Acesse o fórum Ferromodelismo ou copie o link em seu navegador e veja o passo-a-passo do prcesso de pintura e detalhamento dessa locomotiva http://ferromodelismo.maisforum.com/t29-g12-fca-4132-rota-da-bauxita#57

Mais uma vez na escala "N"


Sob encomenda do amigo Christoffer realizei a pintura de um grande lote de locomotiva e carros de passageiros.

Foram pintadas 14 locomotivas e 5 carros de passageiros, entre elas havia 4 locomotivas da EFCB - Central do Brasil - no segundo padrão de pintura "Papo-Amarelo", sendo  01 AlcoFA-1, 01 Alco S.1, 01 Alco RS-1 e uma Alco RS-3. Outras ferrovias também presente, CPTM e MRS, sendo uma RS-3 com a pintura amarela da CPTM e uma C38-EMi da MRS


 Neste lote várias locomotivas da RFFSA foram incluídas. Uma delas a Alco RS-1 e também a Alco RS-3 e Alco FA-1.

Outras locomotivas tradicionais e que não poderiam faltar em uma maquete "N" nacionalizada também estavam presentes. Tínhamos 01 Alco RSD-12, 01 EMD SD18,  01 EMD SD38.



 Também havia duas representantes dos tempos mais recentes da RFFSA, 01 U23c e até uma "Free-modeling" C30-7.




Os carros de passageiros, estilo "Budd" foram customizados com decais da CENTRAL, feitos por mim.














Este lote foi finalizado em março de 2012.


Anteriormente já havia pintados duas outras locomotivas "N" para o Christoffer, 01 RS-1 e 01 RS-3 da EFCB - Central do Brasil, também no 2º padrão de pintura, "Papo-Amarelo". 



Locomotiva G.12 #535 EFVM - "Cabeçuda"

A EFVM realizou uma transformação na G.12 #535 quando de sua reforma após sofrer um acidente.
A locomotiva teve a cabine elevada em 1m acima da altura original. Todos os comandos são elevados para que o maquinista tenha melhor visibilidade do pátio.

Esta modificação visa exatamente permitir que os maquinistas que operam locomotivas em manobras em pátios como os da EFVM tenham mais facilidade em visualizar o que está à frente. O nariz curto da locomotiva também foi rebaixado, com a retirada do freio dinâmico.

Mais uma vez o ferromodelista Alfredo de São Paulo, realizou um trabalho muito bom reproduzindo a "Cabeçuda", como foi apelidada a G.12 #535 da EFVM.

A mim coube a missão de realizar a pintura da locomotiva, mas infelizmente na época desse trabalho estava sem máquina para fotografá-la, e tenho apenas uma foto realizada pelo amigo Gilson da Giltec Modelismo.




Locomotiva G12 CMEF (Mogiana) #102 fase 2




















A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro (CMEF), conhecida como "Mogiana" adquiriu uma série de trinta locomotivas diesel elétricas em novembro de 1956. 



As locomotivas G.12 da Mogiana fazem parte da história das ferrovias paulistas, e certamente ainda circulam nos pensamentos saudosistas daqueles que as viram tracionando trens  de carga ou de passageiros.








Um amigo ferromodelista, apaixonado pela Mogiana encomendou um modelo da G.12 com o segundo padrão de pintura.

Foi utilizada uma carcaça da Frateschi sem pintura para customizar a G12 CMEF 102 fase 2.
Eis o resultado final:












quinta-feira, 12 de julho de 2012

SD40-2 #5244-5 MRS - teto branco - Bachmann w/DCC






A locomotiva escolhida como modelo 
é a SD40-2 #5244-5, uma das 36 
unidades da SD40-2 compradas pela 
RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.) 
e transferidas para a MRS após a 
privatização. Essas locomotivas foram 
fabricadas na Espanha pela Material y 
Construcciónes, S.A. (MACOSA) sendo 
numeradas de 5211 a 5246. 
Na MRS a SD40-2 #5244-5 rodou com as "Orelhas de Elefante", mas depois de sua mais recente reforma esse assessório foi retirado, e a locomotiva recebeu o novo padrão de pintura, com as setas do logo da MRS da lateral esquerda do corpo longo apontando para a parte traseira da locomotiva. Também faz parte desse novo padrão de pintura o teto branco.




O modelo em "ho" foi uma encomenda do amigo Alexandre, é uma locomotiva da Bachmann equipada com DCC.